quinta-feira, julho 23, 2009

// // 1 comment
:: Entrevista com Jairinho Manhães [Jul 2007] :: [03/07/07] O Produtor, Arranjador, e Cantor em meio a tantos projetos que tem a fazer, separou um tempo para estar respondendo a esta entrevista, elaborada com a ajuda de alguns usuários do site e amigos. Confira uma excelente entrevista disponibilizada em nosso portal. CASA GOSPEL: Jairinho, como foi o início de sua carreira como produtor e onde congrega? JAIRINHO MANHÃES: Comecei escrevendo partituras para outros maestros do meio gospel. Daí fui aos poucos me envolvendo com arranjos. Atualmente sou pastor na Assembléia de Deus em Nova Iguaçú, Rio de Janeiro. CASA GOSPEL: O Estúdio Reuel, é um dos melhores do Brasil, quanto tempo tem o estúdio, e quais são os serviços oferecidos nele? JAIRINHO MANHÃES: O Reuel Studios ainda é novo no mercado, pois tem apenas 3 anos. Antes eu trabalhava em outra instalação do Estúdio Reuel em Nova Iguaçu. Lá eu consagrei vários CDs de sucesso no mercado gospel, e hoje vejo como resultado o Estúdio Reuel como o mais conhecido do segmento. CASA GOSPEL: A Cassiane, sua esposa, com o CD "Sem Palavras" e em seguida o "Para Sempre" foram o momento onde aconteceu o "boom" na carreira dela, e claro que com isso o produtor vem junto porque você trouxe muitas diferenças no trabalho, como por exemplo as famosas "paradas" nas canções da Cassiane. Como surgiu essa idéia? JAIRINHO MANHÃES: Eu costumo dizer que música é momento. Naquela época eu via nas músicas que estavam sendo executadas a falta de algo para marcar uma mensagem. Foi quando dentro do carro com a Cassiane ela cantarolou uma música. Quando ela começou a cantar, eu vi a necessidade de colocar uma pegada diferente na música por causa da letra que estava sendo cantada. Foi onde surgiu a famosa e copiada "paradinha do Jairinho", que na verdade foi concebida para um determinado estilo musical. CASA GOSPEL: Agora com o 4° CD lançado pela MK Music "Falando de Amor" juntamente com sua esposa Cassiane, como foi a seleção de repertório para este novo trabalho, e o que o público verá de diferente neste novo projeto? JAIRINHO MANHÃES: Esse projeto musical começou há 12 anos atrás para abençoar as famílias, só dessa vez decidimos fazer um CD totalmente romântico e jovial, direcionando mais para um público recém casados, não obstante, não deixamos de ministrar para todas as idades. CASA GOSPEL: O que Jairinho Manhãs está produzindo atualmente? E o que pode nos adiantar? JAIRINHO MANHÃES: Graças à DEUS eu estou sempre fazendo novos talentos, como Jairo Bonfim (Reuel Music) Ângelo e Dayan Alencar (Central Gospel), Elaine Martins e Danielle Moura (Toque no Altar), Bruna Karla (MK Music), Eline de Souza (independente). Não deixo de produzir também grandes nomes da música gospel internacional. CASA GOSPEL: Creio que o estúdio Reuel recebe muitas músicas de compositores que queiram que suas canções estejam em algum trabalho produzido por você, como é feita a seleção de repertório para os CDs? JAIRINHO MANHÃES: Nós recebemos músicas de vários compositores de todo o Brasil e temos o critério de ouvir todas as músicas. Temos uma pessoa que trabalha na minha produção, que ouve as músicas fazendo uma primeira seleção, depois separamos por estilo musical, daí vamos mostrando para cada cantor dependendo da proposta do CD. CASA GOSPEL: Tem algum estilo musical que ainda não produziu e tem o desejo de produzir? JAIRINHO MANHÃES: Nesses quinze anos de produção, eu só não produzi black music. Eu encaro cada estilo novo de trabalho como um desafio. Quando eu pego algum estilo novo para produzir, eu me envolvo por completo pra fazer o melhor, pois foi assim que aprendi em minha formação musical. CASA GOSPEL: Como é feita a seleção dos músicos para cada trabalho específico, e o backing vocal como é feita a produção? JAIRINHO MANHÃES: Eu não abro mão dos músicos que já trabalham comigo ao longo desses quinze anos, mas não descarto de trabalhar com novos talentos. A minha preferência pelos meus músicos, é pela experiência de gravação, leitura musical (todos lêem partituras), adoração a DEUS na hora da gravação, boa qualidade dos instrumentos e companheirismo. Em relação ao backing vocal, não basta somente cantar bem, as vozes tem que timbrar. Geralmente, eu gravo o vocal já quase no final do projeto do CD para compor nos intervalos e assim valorizá-los. Na minha equipe de vocal já passou vários cantores de nome, hoje eu mantenho um padrão musical vocal porque todos que trabalham comigo já sabem como eu gosto de gravar. Não abro mão de orar sempre antes de toda gravação. Passo as idéias e todos executam perfeitamente, são afinados e entendem de harmonia. Mas o segredo está exatamente em adorar a DEUS, acima de tudo. CASA GOSPEL: Podemos observar que o seu tempo é todo preenchido, como faz pra conciliar o estúdio e a ministração nas igrejas e família? JAIRINHO MANHÃES: O tempo somos nós quem fazemos. Eu procuro estar no estúdio de segunda a sexta sempre de manhã até à tarde, nos finais de semana eu estou viajando para cantar com a Cassiane e, geralmente eu estou na minha igreja com os meus filhos. Eu desfruto de poder morar próximo a minha empresa, com isso eu todo dia estou com os meus filhos. As minhas viagens fazem bem para minha reciclagem musical. CASA GOSPEL: Jairinho Manhães, foram muitas produções ao longo dos anos, gostaria de saber se tem algum CD que considera o que mais te marcou? E se tem algum testemunho sobre? JAIRINHO MANHÃES: Cada CD tem sua época e sua história. mas com certeza o CD que mais marcou minha carreira nos mais de cem CDs que já fiz foi "A CURA", da Cassiane. Nesse projeto eu realmente pensei que minhas idéias tinham acabado, e foi exatamente isso que DEUS quis me provar: que mesmo com a minha formação musical, é ele quem me inspira para escrever os arranjos. Ou seja, eu só sou um instrumento dele. Eu me lembro que eu sentava ao teclado e não conseguia escrever nada, foi quando eu orei à DEUS e pedi que me usasse mais uma vez, e ele me ouviu. O CD "A Cura", até hoje é comentado pelos arranjos de cordas e vocal. CASA GOSPEL: Gostaria que deixasse uma mensagem a todos os internautas que estão lendo esta entrevista e que conhecem o seu trabalho, e os que estão conhecendo agora. JAIRINHO MANHÃES: Eu costumo dizer o seguinte: À Deus dou honra e glória, ao povo o meu respeito de fazer sempre melhor. Orem por mim para eu continuar sendo apenas instrumento de DEUS e benção para as pessoas que ao ouvirem meus arranjos possam sentir realmente a presença de DEUS através do que eu faço.Para os críticos que não gostam do meu trabalho, eu prometo que no próximo eu vou melhorar. Deus abençoe a todos! CONTATO: Para produções: Jairinho Manhães comunica@reuelstudios.com.br www.reuelstudios.com.br

Um comentário: Leave Your Comments

  1. eu queria uma oportunidade para ser uma levita do senhor . e se vcs poder me ajuda eu agradeço

    ResponderExcluir

Deixe seu comentario para Cassiane.